01 maio 2013

4

Resenha: 1822 - Laurentino Gomes

Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Gênero: Geografia e História/História do Brasil
Edição: 2011
Páginas:232

Sinopse - 1822
Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um pais que tinha tudo para dar errado

Um livro que desvenda os acontecimentos históricos com uma metodologia sem falhar e que se lê com um sorriso nos lábios. O livro 1822 pretende mostrar que país era este que a corte de D. João deixava para trás ao retornar a Lisboa, em 1821. Vai falar do Grito do Ipiranga, das enormes dificuldades do Primeiro Reinado, da abdicação de D. Pedro, em 1831, sua volta a Portugal para enfrentar o irmão, D. Miguel, que havia usurpado o trono, e a morte em 1834.



RESENHA:
Outro livro que eu simplemente adorei.

Para escrever o livro, Laurentino manteve a mesma linha de pesquisa que usou em sua obra anterior, 1808, mantendo também o mesmo estilo de narrativa. Em 1822, ele descreve o período de quatorze anos da história brasileira, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa à Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador D. Pedro I.
Com características de romance, de aventura ora cômica ora heróica, mas a certeza é que trata-se de história de não ficção. Laurentino expõe dados importante no seu segundo livro, onde conta a história de D. Pedro I, seu conturbado casamento, suas puladas de cerca, e seu amigo José Bonifácio e toda a história da independência do Brasil, numa visão que não é ensinada no colégio.
Um relato histórico e também psicológico, tanto das batalhas que compuseram o cenário nacionalista e liberal do século XIX, como dos personagens que ajudaram tudo isso a acontecer.
Em relação as histórias amorosas, D. Pedro I conta seus atos, seus amores e suas doenças sexuais (pois é, ele relata isso em cartas). Isso por que era casado com D. Leopoldina, mulher intelectual e virtuosa, possuidora de vários dons menos um que seu marido, D. Pedro I, admirava: beleza.
No livro, podemos ainda observar as mudanças que transformaram a cidade do RJ e o Brasil, após a passagem da família real (livro 1808). Um país divivido, de um lado com cultura, e no outro abandonado, esquecido e devastado por doenças. Não esquecendo de descrever a história do Imperador que foi aclamado e ao mesmo tempo odiado, por lutar contra seu irmão pela coroa Portuguesa.


4 comentários:

  1. Parece ser bastante interessante esse livro.
    Amei o seu blog, estou seguindo!
    Vem conhecer o meu também!
    Bjokas

    http://blogdaelaniia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Elania.
      Eu simplesmente amei os livros do Laurentino.
      Já estou seguindo o seu blog.
      Volte sempre.

      Bjus

      Excluir
  2. Que super, estou criando o hábito na vida do meu filho, e amo ver ele tentando ler... Amei seu cantinho. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vivi.
      Seja bem vida ao meu cantinho.
      Amei saber que seu filho já está curtindo (tentando) ler seus livrinhos. É uma ótima influência. Eu também comecei bem novinha.
      Bjus

      Excluir

© Criado por: Jaqueline Santos.
Tecnologia do Blogger.