02 junho 2013

6

Resenha: A Esperança


Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Edição: 2011
Páginas: 421

Sinopse 

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.”

RESENHA:

Confesso que me segurei um pouco para ler o último livro da trilogia, pois estava na expectativa de ser tão bom quanto o segundo livro. Agora que li, vamos ao que interessa:

Katniss é levada para o Distrito 13 e descobre o plano dos rebeldes de retirá-la da Arena, junto com alguns aliados. Nessa nova vida junto com os rebeldes do 13 e os sobreviventes aos ataques do 12, Katniss se dá conta das injustiças cometidas pela capital, pelos distritos e se sente culpada por todas as mortes que causou durante os Jogos Vorazes.
No início eu estava levando a história com a mesma emoção do Em Chamas, mas conforme a leitura prosseguia, eu sentia que estava sendo muito maçante.
A Esperança focou muito na aceitação de Katniss em ser o Tordo, a preparação do exército do distrito 13 para invadir a Capital e por fim mostra o que aconteceu ao restante da equipe que estava na Arena.
Desvenda a estrutura subterrânea do 13, o controle que eles exerciam sobre os alimentos, horários e regras e ver o quanto eles estavam preparados para os ataques, e com a ajuda de Beete, se prepararam também tecnologicamente, foi o ponto alto do livro.
As invasões às programações de TV da Capital, com sequência de promp onde mostrava o desenvolvimento dos vitoriosos treinando para o ataque, as revelações de Finnick sobre o presidente Snow. e o resgate de Peeta nos leva a crer que o plano de Katniss vai dar certo.
Porém, ao chegar na Capital, o plano sai do controle e Katniss descobre o verdadeiro motivo de ser considerada o Tordo.
A Esperança traz de volta a equipe de aliados do último Jogos Vorazes, e essa união continua até o final. Porém temos Peeta como um mero coadjuvante nesse livro, Gale um guerreiro e Katniss é considerada mentalmente instável.

Quem espera a continuação do romance, se depara com um livro que fala mais da guerra enfrentada por Katniss, mas a faísca do triângulo amoroso está sempre no coração e na mente dela.

Procurei (e fiquei ansiosa) o tempo todo pelo sentido do título A Esperança, e não achei, porém pesquisei e descobri que no original em Inglês o livro se chama “Mockingjay” que na tradução literal seria “O tordo”.
Acho que seria o título mais coerente, pois foi essa a questão relatada o tempo todo no livro.

Tentei ao máximo não colocar spoiler na resenha, mas toquei nos pontos que mais me destacou na leitura.

“Senhoras e senhores…
A voz dele é baixinha, mas a minha ecoa pela sala.
- Está aberta a septuagésima sexta edição dos Jogos Vorazes!
Eu rio. Rapidamente. Antes que alguém tenha tempo de registrar o que está por trás das palavras que acabei de proferir.”



6 comentários:

  1. Estou seguindo seu blog (espero que retribua)
    estava vendo seu blog queria trocar divulgações.
    Meu blog trata de todos os assuntos relacionados ao universo feminino.
    Meu publico alvo são os adolescentes.
    Este é o meu blog.http://theluxurys.blogspot.com.br/
    Aguardo contato.Att,
    The luxurys

    ResponderExcluir
  2. Oi flor adorei o seu poster,
    e fiquei super feliz em ver que vc colocou o link do meu blog na sua lista de blogs :D
    Muito obrigada mesmo, em relação a parceria eu aceito sim e já coloquei o seu link lá no meu ok ^^
    beijos linda e sucesso !!!!
    leehlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeh,

      Estou sempre visitando seu blog e curtindo as atualizações no face.
      Adoro seus posts e fotos.
      Seu link já está adicionado.
      Obrigada pela visita.
      Bjus

      Excluir
  3. Tô muito louca pra ler esses livros, com essas suas resenhas ótimas então... Essa semana tô comprando. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dominique,
      Que bom que você está gostando.
      Aproveite umas promoções da submarino, que tem a trilogia por R$ 59,00, vale super a pena.

      Volte sempre lindona.
      Bjus

      Excluir

© Criado por: Jaqueline Santos.
Tecnologia do Blogger.