17 agosto 2013

1

Resenha: Feliz por Nada

Livro: Feliz por nada
Autor: Martha Medeiros
Editora: L&PM
Páginas: 211

Sinopse:


Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.” É com a força transformadora de um abraço que Martha Medeiros abre este novo livro de crônicas e é com a mesma singeleza e olhar arguto para o cotidiano que a escritora ilumina algumas das questões mais urgentes do século XXI. A destacada romancista, cronista e poeta, que já teve obras adaptadas para o cinema, para a tevê e para o teatro, fala aos leitores com a sinceridade de um amigo e materializa as angústias e os anseios da sociedade pós-tudo, que vive acuada sob o grande limitador do tempo. Nesta coletânea de mais de oitenta crônicas, Martha Medeiros aborda temas muito diversos e ao mesmo tempo muito próximos do leitor. A autora tem o dom para aproximar assuntos por vezes fugidios – como é próprio do cotidiano – de questões universais, como o amor, a família e a amizade, e criar lugares de reconhecimento para o leitor, como ao falar de Deus, dos romances antigos e novos, da mulher, de escritores e cineastas que são imortais, de se perder e se reencontrar, do que a vida oferece e muitas vezes se deixa passar. “Feliz por nada”, afirma Martha Medeiros, é fazer a opção por uma vida conscientemente vivida, mais leve, mas nem por isso menos visceral.


RESENHA:
 
Confesso que nunca tinha lido um livro da Martha, apenas algumas frases famosas. E dei de cara com esse livro que me atraiu só pelo título.
Uma coletânea de crônicas, com uma linguagem bem agradável, pra fazer rir e pensar nas pequenas coisas que passam despercebidas, nos detalhes do cotidiano que o fazem cada dia ser especial.
"Feliz por Nada", simplesmente expressou o meu momento: completando 2 anos de casada, 10 anos com o amor da minha vida, tirando as férias dos sonhos. Pronto! Não resisti e levei. E foi com ele que eu iniciei minha viagem de férias. Já no avião senti os efeitos das crônicas da Martha. Simplesmente sensacional!! Ela consegue envolver o leitor e a cada título você fica mais curioso.
Difícil fazer uma resenha de um livro de crônicas, então vou deixar algumas das partes que eu mais gostei. Quem sabe assim você resolva ser FELIZ POR NADA!!!

 “Deus me aparece – muito! – quando estou em frente ao mar. Tivemos um papo longo, cerca de um mês atrás, quando havia somente as ondas entre mim e ele. A gente se entende em meio ao azul, que seria a cor de Deus, se ele tivesse uma.”

"Minhas duas últimas viagens ao exterior foram feitas sem máquina fotográfica ou celular na bagagem. Fui e voltei sem uma única foto, o que para muitos talvez signifique 'ela não foi'. Mas fui. A vida também acontece sem provas documentais."

Quando os pirralhinhos perguntarem: “Mamãe, você ficará com o papai para sempre?”, a resposta pode ser: “Enquanto a gente se amar, continuaremos juntos — senão viraremos amigos, o que também é muito bom”.

“Só não muda quem não se relaciona com o mundo, não passou por nenhuma experiência amorosa, por nenhuma frustração. Só não muda quem não consegue racionalizar sobre o que acontece a sua volta, não se interessa pela condição humana, não é curioso a respeito de si mesmo, não se permite ser atingido pela arte e pelo pensamento filosófico, em suma, só não muda quem está morto.”
 
Super recomendado para leitura diária!!!

 

 

Um comentário:

  1. Olá :)
    Quando esse livro ficou mais conhecido, fiquei com vontade de lê-lo, e agora, ainda mais! Parabéns!
    beijinhos
    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Criado por: Jaqueline Santos.
Tecnologia do Blogger.