22 abril 2014

1

Resenha: Cinco porquinhos

Livro: Cinco porquinhos
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo
Páginas: 288


Sinopse:

Tudo começa com uma carta, seguida então da presença de sua autora, Carla Lemarchant: "uma jovem alta e esbelta de vinte e poucos anos; o tipo de mulher jovem para quem definitivamente se olhava duas vezes". Trata-se de, triplamente, pedir para Poirot resolver um crime, desfazer uma injustiça e limpar um nome. O crime, o assassinato de seu pai, o célebre pintor (e ainda mais célebre mulherengo) Amyas Crale; a injustiça, a condenação de sua mãe, a bela Mrs. Crale, pelo assassinato; o nome, a dessa mesma Mrs. Crale, já falecida (estamos dezesseis anos depois do crime), que sua filha jur a ser inocente, apesar de todas as provas em contrário. Resta, naturalmente, encontrar então o verdadeiro assassino, uma das cinco pessoas que estavam na casa do pintor naquele dia fatídico...

RESENHA:

Sabe aquele filme que você assiste e fica pensando nele o tempo todo por ser muito bom??
Então, nesse caso foi um livro e não um filme. Mas o filme que passa na nossa cabeça quando criamos as imagens quando lemos é simplesmente fantástico.
Cinco porquinhos foi mais uma livro pra deixar Agatha no seu eterno posto de musa policial.

Hercole Poirot está de volta para ajudar uma jovem a descobrir o que realmente aconteceu no assassinato de seu pai, Amyas Crale, um grande pintor famoso na época.
Carla passa por um dilema, pois a jovem quer se casar, mas acredita que alguns fantasmas do passado estão impedido a sua felicidade ao lado do noivo. Para tirar essa história a limpo, Carla decide contratar Poirot para desvendar o verdadeiro assassino de seu pai, já que ela recebeu uma carta onde a mãe, Caroline Crale (principal suspeita do crime) se diz inocente.
Como o assassinato ocorreu há 16 anos atrás, Poirot não pode mais contar com as pistas, por conta do passar dos anos, porém conta com a avaliação psicológica de todos que se encontravam na casa no dia do assassinato.
Poirot começa então sua investigação e se inspira numa música infantil típica da Inglaterra:  

"This little piggy went to market,
This little piggy stayed home,
This little piggy had roast beef,
This little piggy had none,
And this little piggy went wee wee wee all the way home."


Investigando o caso, Poirot faz sua análise de cada suspeito.

This little pig went to market (este porquinho foi ao mercado): O melhor amigo de Amyas, Phillip Blake, é um cara rico e tem uma bela carreira no mercado de ações. Tem uma implicância com Caroline desde muito jovens e acredita que ela fosse a culpada do assassinato.

This little pig stayed home (este porquinho ficou em casa): Irmão mais velho de Phillip, Meredith Blake, é vizinho dos Crales. Passou a juventude ao lado de Amyas, Phillip e Caroline. Ainda vive na propriedade e na época do crime fazia pesquisas amadoras de venenos. E foi após um de seus discursos sobre um venenp que o mesmo foi encontrado em Amyas. Acredita que Caroline era inocente, porém se influenciou com as pistas da policia.

This little pig had roast beef (este porquinho comeu rosbife): Amante de Amyas, Elsa Greer - hoje Lady Dittisham - foi o pivô de todo o problema: na época do assassinato ela se envolveu com Amyas após começar a posar para um quadro. Jovem, milionária, do tipo que consegue tudo que quer, estava na casa dos Crales posando quando se confrontou com Caroline, informando que iria se casar com Amyas. Acusa Caroline de tê-lo matado para que não ficasse com ela.

This little pig had none (esse porquinho ficou sem nada): Governanta e babá da irmã mais nova de Caroline, Miss Williams era muito dedicada a Sra Crale e não entendia como  Caroline conseguia suportar as amantes do marido. Não tinha dúvida que Caroline era culpada mas que o marido dela  teve o que merecia.

This little pig went 'wee wee wee' all the way home (esse porquinho fez 'wee wee wee' até chegar em casa): Caroline cuidava da irmã mais nova, Angela, com 15 anos na época do crime. Quando pequena sofreu um ataque de Caroline no qual deixou seu rosto desfigurado. Apesar disse tinha um amor incondicional pela irmã. Angela não se dava bem com Amyas, pois achava que o mesmo queria mandá-la para um colégio longe para Caroline dar mais atenção para ele. Acredita na inocência da irmã.

Juntando todos os relatos, o desfecho não poderia ser mais surpreendente.
Mais uma vez Poirot arrasa nas investigações.

Como uma leitura, leve e envolvente, Agatha Christie é a Rainha dos livros policiais com louvor!!

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem? Conheci o seu blog através do grupo no Facebook, e adorei! Já estou seguindo, adorei seu jeito de escrever, e amo livros. Tenho dois livros da Agatha Christie, e não consigo passar das primeiras páginas, recomenda algum dela para começar?
    Se puder dar uma passadinha no meu cantinho (e responder a pergunta lá, haha) agradeço :) Beijos,

    http://blogceuazul.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Criado por: Jaqueline Santos.
Tecnologia do Blogger.