06 abril 2014

0

Resenha: Água para elefantes

Livro: Água para elefantes
Autor: Sara Gruen
Editora: Sextante
Páginas: 272


Sinopse:

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.


RESENHA:

Confesso que pensei em desistir do livro pois fala de um tema que não me atrai muito, porém precisava de um livro mais calmo e tranquilo, pelo atual momento que estou passando.
Nada de suspense, uma pitada de romance, fala sobre animais, amor e idosos.
Então, sem mais delongas (adoro essa palavra) , vamos a resenha:

O livro conta a história de Jacob, um jovem que ao saber da noticia do falecimento de seus pais, não tem forças para continuar e  desiste de fazer as provas finais da faculdade de medicina.
Andando sem rumo, Jacob encontra no circo O Esquadrão Voador a chance de dar uma virada em sua vida.
Jacob começa no circo como ajudante nos serviços gerais, até ser descoberto por August que é um "quase" veterinário, passando a ser o Veterinário oficial. E é no circo que ele descobre suas duas grandes paixões: Marlena e Rosie.
Marlena é esposa de August, um amor impossível, platônico, sublime.
Rosie é a nova aquisição do Tio Al (dono do circo) uma elefanta que não obedece ao chamado de ninguém.
Ao mostrar seu trabalho no circo, Jacob conquista a confiaça de August e passa a desfrutar de noites de bebidas em seu camarote junto com Marlena. Essa aproximação acelara ainda mais o coração de Jacob por Marlena.E no meio desse amor platônico, surge Rosie, a elefanta que só atende aos comandos de Jacob e passa a ser a salvação do circo.

O livro é narrado pelo próprio Jacob, com então 93 ou 92 anos (como ele mesmo diz), e traz uma abordagem interessante sobre a vida num asilo. As lembranças, os sonhos, as expectativas, a vida. Além de abordar a questão da exploração de animais, que é um tema sempre atual.

O livro foi adaptado para o cinema e lançado em 2011 (não vi, não posso comentar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Criado por: Jaqueline Santos.
Tecnologia do Blogger.