13 junho 2013

0

Resenha: Transformando Suor em Ouro


Livro: Transformando Suor em Ouro
Autor: Bernardinho
Editora: Sextante
Páginas: 208

Sinopse:
Como centenas de milhares de adolescentes na década de 1980, cresci apaixonado pelo vôlei. Quando íamos para a rua montar a rede e "repetir" a atuação dos nossos ídolos, não me lembro de alguém que dissesse: "Eu sou o Bernardinho." Quase todos queriam representar o papel dos titulares e não do levantador reserva. Bernardinho não tinha vaga na seleção da minha rua.
Poucos poderiam imaginar que ali, no banco de reservas da seleção, atento a tudo, estivesse sendo gerado o maior técnico da história do voleibol brasileiro e um dos maiores símbolos de liderança do Brasil. O obscuro jogador reserva da geração de 1980 tornou-se um craque do esporte no nosso país - o grande astro do jogo coletivo.
Bernardinho é o divisor de águas num país que precisa aprender a importância da cooperação, da solidariedade e do trabalho em equipe. Diga que seus jogadores são baixos e Bernardinho os fará saltar mais alto. Diga que são fracos no bloqueio e ele irá torná-los os melhores do mundo.
A essência dessa transformação é a crença numa equação simples que nada tem de matemática: Trabalho + Talento = Sucesso. Não por acaso o trabalho vem antes do talento. Para Bernardinho, a ordem desses fatores altera o produto. Apoiado no seu próprio exemplo como jogador, ele aposta no esforço e na perseverança, na disciplina e na obstinação.
Quando vai a empresas dar suas palestras, a razão dos aplausos freqüentes é uma só: as lições do Bernardinho se aplicam a qualquer setor da atividade humana. Ele se tornou aos poucos o símbolo da liderança moderna. Democrático, franco, aberto, mas seguro no momento de decidir.
Há muitas frases ditas pelo Bernardinho que merecem ser guardadas para nossa reflexão. Certamente neste livro você irá encontrar várias delas. Algumas simples, outras complexas, mas todas com um conteúdo que resume, em pequenas doses de sabedoria, o segredo de tanto sucesso.
O antigo jogador reserva que não tinha vaga na seleção da minha rua é atualmente um dos brasileiros mais cobiçados pelas grandes empresas do país.
João Pedro Paes Leme

RESENHA:

Se você pensa que vai ler um livro que fala de Vôlei, sinto muito decepcioná-lo.
Nesta grande obra do incrível Bernardinho, temos grandes ensinamentos sobre Gestão de Resultados, Liderança de Equipes e Busca de Excelência.
Como estou a caminho de fazer minha Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos, esse livro é simplesmente perfeito.

Bernardinho começa o livro contado sobre sua trajetória no vôlei, desde o contato na adolescência até os dias de hoje como treinador e grande líder.
Os problemas encontrados durante a sua passagem como técnico de um time da Itália, e principalemnte os conflitos internos quando liderava a Seleção Feminina de Vôlei Brasileira.

Com dicas de outros grandes mestres (e líderes) do esporte como Michael Jordan (jogador de basquete), Pat Tillman, (jogador de futebol americano), entre outros, o livro faz uma comparação do dia a dia nas quadras e a relação de um líder com visão gerencial.

Confesso que achei a seu método de avaliação de desempenho de resultados um pouco extenso. A "Roda da Excelência" é uma adaptação do ciclo PDCA, onde temos 11 conceitos como liderança, trabalho em equipe, preserverança, cumplicidade, entre outros. Acho a medição desses conceitos um pouco complicada mas ele trabalha desse jeito, e trabalha muito bem.

Livro super recomendado para gestores de equipes, líderes e futuros administradores. E para amantes de conhecimento (que nunca é demais).

Termino com a frase que mais me chamou a atenação (são centenas no livro, mas essa me marcou bastante):

"A vitória não é mais importante do que a certeza de termos feito todo o esforço para conquistá-la." Bernardinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Criado por: Jaqueline Santos.
Tecnologia do Blogger.