01 maio 2013

1

Resenha: 1808 - Laurentino Gomes


1808
Editora: Planeta
Gênero: Geografia e História/História do Brasil
Edição: 2007
Páginas: 408

Sinopse:
 A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.
O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, "1808" é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.

RESENHA:
Se você está se perguntando, por que essa engenheira gosta tanto de livros de história? A resposta é: meu sonho era fazer História, mas o destino me levou aos números rsrs
Com isso, começo a resenha de um dos grandes livros que eu simplesmente AMO.

1808 -  Conta a história da chegada da família real portuguesa desembarcando direto aqui no Rio de Janeiro. Qual seria a diferença do livro de Laurentino Gomes para um livro de História que estudamos para um vestibular? Eu diria que seria a narrativa, em tom de ficção, que o autor consegue contar toda uma história, conhecida, porém com uma série de pesquisas que levam D. João e sua corte passarem por várias aventuras.
A saída de Portugal foi rápida e atrapalhada, não houve um planejamento que pudesse avisar ao povo que se preparassem para a partida, apenas fixaram nas ruas um decreto explicando as razões da partida. A intenção de D. João era que sua ida para o Brasil poupasse um derramamente de sangue. E o Rio de Janeiro seria um abrigo, até abaixar a poeira lá em Portugal.
Destaca-se no livro a riqueza de detalhes sobre a acomodação de D. João ao chegar no RJ, o choque cultural da elite portuguesa, a população, situação urbana, hábitos dos moradores, sáude e as pricipais obras na cidade do RJ.
Laurentino Gomes ainda traça um perfil mais detalhado de D. João VI e Carlota Joaquina.
Como curiosidade: D. João VI, que se tornou rei somente após a morte de D. Maria, era uma pessoa depressiva, gorda, suja, que se vestia mal (repetia a mesma roupa em diversas ocasiões, ainda que rasgadas) e tinha medo de trovões.
Já Carlota Joaquina era feia, muito feia. Vivia tramando contra seu marido, com quem apenas mantinha um casamento de aparências (moravam em casas separadas), sendo movida pela ambição e pelo poder. 

Leitura recomendada, bem explicativa e de alto nível histórico.

Um comentário:

© Criado por: Jaqueline Santos.
Tecnologia do Blogger.